O que faz um Arquivista?

“Os arquivistas são os profissionais que adquirem, avaliam, organizam e conservam a informação relacionada, basicamente, com a gestão da actividade de instituições ou pessoas – de natureza pública ou privada – independentemente do suporte em que estiver registado. No âmbito das suas tarefas estabelecem e aplicam critérios de gestão de documentos; avaliam e organizam a documentação com interesse administrativo, probatório e cultural, de acordo com sistemas de classificação definidos pela entidade produtora da documentação ou que reflectem o seu sistema de organização e/ou os das redes organizacionais onde se encontrem envolvidas; mantêm os documentos, respeitando o esquema de organização original do arquivo; intervêm na análise de processos organizacionais adequando-os à respectiva produção documental, definem e optimizam circuitos documentais e processos de controlo dos documentos na organização, elaboram tabelas de selecção estipulando os prazos de conservação e destino final dos documentos; referenciam os documentos de modo a poderem ser facilmente localizados por qualquer utilizador do arquivo; orientam a elaboração de instrumentos de acesso documentação, tais como guias, inventários, catálogos e índices; apoiam o utilizador orientando-o na pesquisa de registos e documentos apropriados; promovem acções de difusão a fim de tomar acessíveis as fontes; coordenam e supervisionam o pessoal que lhes presta apoio técnico.”

fonte: APBAD
Esta entrada foi publicada em arquivista, arquivo, arquivologia, ciência documental, ciencia informação. ligação permanente.

6 respostas a O que faz um Arquivista?

  1. Anónimo diz:

    Fiu selecionada para trabalhar no arquivo de uma empresa e não sabia o que eu teria que fazer. Obrigado, voce me ajudou bastante, agora sei o função que irei desenvolver>:)

    • Monyk diz:

      E se vê aceitou, sem ser uma profissional formada na área ou com o minimo de conhecimento mostra sua total falta de ética, escrúpulo e caráter. Sendo uma pessoa capaz de realizar uma cirurgia em um paciente que passa por uma simples gripe, dessa forma jamais seria uma boa profissional…

      • patricia santos diz:

        que besteira o que vc escreveu. ela pode muito bem ser uma técnica de arquivos. Ta louco é?? Infelizmente a profissão de arquivista pode e é desenvolvida por outras profissões, e acredito que vc como profissional da informação deve saber né mesmo??

      • Arquivista diz:

        Olha pessoal, acho que devemos analisar bastante esse contexto. Sou Arquivista de formação, pós-graduada, batalhei muito na minha graduação e após ela e honestamente, não me sinto confortável em ver pessoas sem o mínimo de experiência ou capacidade profissional exercer o papel que deve ser dado à profissionais da minha área. Segundo a Lei N° 6.546, de 4 de Julho de 1978 que regulamenta as profissões de Técnico em Arquivo e do Arquivista, diz no art. 2 as atribuições de cada um, ou seja, que Técnicos em Arquivo não devem ser responsáveis por Acervos, Arquivos e etc. a gestão, planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo e toda e qualquer tomada de decisão do Arquivo é papel nosso , profissionais graduados em Arquivologia/Ciência da Informação e no art. 4 diz que o profissional deve ser regulamentado pela Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho. Portanto, quando Monyk coloca o exemplo de uma pessoa exercendo o papel de médico é o mesmo sentimento que sinto quando o Anônimo diz que agora sabe o papel que irá exercer na empresa que o contratou. Muitos aceitam trabalhar como Arquivista, destroem a história institucional e depois a instituição recorre a nós profissionais para remediar o que muitas vezes não pode ser mais remediados. É lamentável!

  2. Anónimo diz:

    Verdade.

  3. Anónimo diz:

    meu trabalho da escola eu tinha que atuar como arquivista muito obrigado por me mostrar o significado desse nome e o quanto ele interessa a nossa cidadania.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s