Normas/standards e termos Biblioteconomicos

Acervo- Conjunto de livros, folhetos, etc., que uma biblioteca possui para uso dos leitores. É também designado por fundo bibliográfico.

Analítico- Um analítico é uma parte componente de uma publicação periódica ou monografia, ou seja, é um artigo de uma revista ou um capítulo de um livro.

Catalogação – Operação técnica que consiste na descrição bibliográfica de um documento. Dele são extraídas indicações que permitam mais tarde recuperar o documento.

Catálogo – Conjunto de entradas bibliográficas respeitantes a uma colecção documental. Pode ser organizado por pontos de acesso (autor, título, colecção).

CDU- Classificação Decimal Universal – Sistema de classificação para bibliotecas baseado em 10 classes criado por Paul Otlet e Henri La Fontaine. Este sistema de classificação é feito com numeração árabe e procede à divisão por assuntos dentro de cada classe.

Colecção– Grupo de publicações distintas, ligadas entre si por um título comum, cada um com o seu título próprio e o seu responsável, expresso ou não; a colecção em si, tem o seu responsável, singular e colectivo, pode ser ou não numerada e, ainda, ser subdividida em subcolecções, com numeração própria ou numeração só da colecção em que se insere.

Cota– A cota é o elemento que permite localizar o documento nas estantes. É composta por uma notação e varia de instituição para instituição.

Descritor- Termo de um tesauro, que pode ser utilizado para representar um conceito num documento ou num pedido de pesquisa para recuperação da informação. Um descritor está inserido numa linguagem controlada.

DesiderataIndicação dos livros que faltam numa biblioteca pública ou privada e que não são fáceis de encontrar no mercado por serem muito procurados pelos bibliófilos.

Hemeroteca- Lugar onde se conservam colecções de publicações periódicas e jornais.

Indexação – Operação destinada a representar, através de uma linguagem documental, o resultado da análise de um documento de modo a que possa ser recuperado; extracção de informação sobre o conteúdo do documento.

ISBD- International Standard Bibliographic DescriptionConjunto de princípios que têm como objectivo principal facilitar a difusão internacional da informação bibliográfica.

ISBN- International Standard Book Number – Número Internacional Normalizado do Livro. Identifica a edição de uma obra publicada por um determinado editor e é próprio só para essa edição.

ISSN- International Standard Serial Number – Número Internacional Normalizado de publicação em série; é atribuído ao título-chave de uma publicação desse tipo pelo Internacional Serials Data System.

Livro antigo – Designação atribuída aos livros que foram produzidos desde a invenção da imprensa até ao início do século XIX; de modo mais preciso, e uma vez que os incunábulos constituem uma produção tipográfica à parte, não só pelas suas características próprias, mas também pelo seu tratamento catalográfico, pode dizer-se que o livro antigo abrange as obras impressas desde 1501 até 1800 inclusive.

Mapoteca- Colecção de planos, mapas ou atlas geográficos. Obra na qual são descritos mapas ou atlas. Lugar onde se guardam mapas ou atlas.

MARC- Acrónimo de Machine-Readable Cataloging Trata-se de um formato de informação bibliográfica desenvolvido por Henriette Avram na Biblioteca do Congresso no início dos anos 60. Permite a troca e interpretação de informação bibliográfica.

Monografia – Publicação contendo texto e/ou ilustrações apresentados em suporte destinado à leitura visual, completa num único volume de conteúdo unitário ou a ser completada num número determinado de volumes.

OPAC- Acrónimo de Online Public Access Catalogue, catálogo de acesso público em linha.

Registo bibliográfico– Descrição de um documento específico que contém título, menção de responsabilidade entre outros dados. O registo de um catálogo de biblioteca consiste numa descrição bibliográfica:

Reservados- Colecção especial de obras, que devido à sua raridade, fragilidade ou importância está apartada das colecções gerais de uma biblioteca, arquivo, serviço de documentação, etc. Normalmente a sua consulta é efectuada numa sala de leitura especial onde a vigilância é mais apertada.

Thesaurus ou tesauroLinguagem documental controlada baseada nas estruturas hierárquicas de uma ou diversas áreas do conhecimento, em que os dados são representados por termos de uma ou mais línguas naturais e as relações entre elas por sinais convencionais.

Truncatura – Processo de abreviação ou eliminação de parte de uma palavra-chave ou título num índice de títulos permutados; um título truncado apresenta falta de letras, palavras ou frases no início ou no final. Possibilidade de um utilizador interrogar um ficheiro imenso desconhecendo a grafia exacta do termo que pretende pesquisar. Símbolo utilizado no fim ou meio de uma palavra para recuperar variações de ortografia ou várias terminações de uma mesma raiz de palavra.

UNIMARC- Acrónimo de Universal Machine-Readable Cataloging que significa catalogação universal legível por computador. Este formato foi criado para permitir a troca internacional de registos bibliográficos, uma vez que os formatos MARC de cada país não eram compatíveis entre si.

Z3950–  Protocolo de servidor para pesquisar e recuperar informação a partir de bases de dados de computadores remotos. Este standard é mantido pela biblioteca do Congresso. É muito usado em bibliotecas e em softwares de gestão de referências bibliográficas.

Esta entrada foi publicada em biblioteca, biblioteca escolar, bibliotecario, biblioteconomia, ciência documental, livro. ligação permanente.

Uma resposta a Normas/standards e termos Biblioteconomicos

  1. Emerson diz:

    Ótimo dos ótimos esse blog! Parabens! Emerson.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s